Visualizações:

contador gratuito de visitas
MEU IP

Doenças na coluna dão direito a aposentadoria por invalidez? Conheça as principais doenças de coluna que geram aposentadoria pelo INSS.

”A dor na coluna é um dos principais motivos de afastamento do trabalho, sendo responsável por cerca de 160 mil licenças anuais”.

Você sabia que os benefícios do tipo: Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez e Acidente de Trabalho também são concedidos em decorrência de doenças ocupacionais?

Doenças ocupacionais são as que estão diretamente relacionadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou às condições de trabalho às quais ele está submetido”.

Entre elas podemos destacar as Dores nas Costas e as Doenças de Coluna. Muitas vezes esse tipo de problema possui ápices de dor, momentos que duram horas ou dias e que acabam incapacitando o trabalhador de exercer suas atividades por determinado tempo, porém, em alguns casos mais severos é necessário o afastamento do trabalhador de suas funções.

Independente da idade do trabalhador segurado, desde que constatada a incapacidade por perícia médica, bem como não haja condições do segurado ser realocado em outra atividade laboral, e que garanta sua subsistência, o benefício por invalidez deverá ser concedido.

Conheça abaixo algumas das doenças da coluna que podem gerar aposentadoria pelo INSS.

Hérnia de Disco: A hérnia de disco é uma patologia que gera dores na região da coluna vertebral. Em alguns casos o paciente precisa ser submetido a uma cirurgia, por isso, o tempo de afastamento por hérnia de disco vai depender de inúmeros fatores.

É importante ressaltar que mais de 90% dos casos de hérnia de disco não necessitam intervenção cirúrgica. Ainda que seja uma patologia sem cura, á depender do caso, o portador pode retornar ás suas atividades normalmente, mas claro, fazendo o tratamento adequado!

Osteofitose: Osteofitose? Talvez você não conheça a doença por esse nome, que é popularmente conhecida como ‘Bico de Papagaio’. Essa é uma patologia que acomete a coluna vertebral. O bico de papagaio, como também é chamada, se forma ao redor das articulações, deixando os ligamentos e músculos que cercam a bacia, mais rígidos.

Uma das principais causas da Osteofitose é a permanência em postura incorreta durante o período laboral.

Discopatia Degenerativa: Ocorre devido a fatores como desidratação do disco, rachaduras ou quebra do disco, que podem ser causados por inatividade física, trauma, exercício extenuante ou trabalho duro, além do envelhecimento em si. Embora possa afetar os jovens, os mais afetados têm mais de 30 a 40 anos.

Pessoas que passam muitas horas sentadas e precisando inclinar o corpo o dia inteiro como, por exemplo, motoristas de caminhão, secretárias e dentistas,  têm mais chances de apresentarem alterações de disco.

Protusão Discal: Consiste numa deslocação do disco gelatinoso que fica entre as vértebras, na direção da medula espinhal, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar. Os sintomas mais comuns causados pela protusão do disco vertebral são:

Dor na região afetada, diminuição da sensibilidade, formigamento nos braços ou pernas e perda de força nos músculos da região. Essa é uma das doenças que podem gerar aposentadoria pelo INSS.

Cervicalgia: Essa é uma das doenças da coluna mais comuns, a cervicalgia é a dor no seguimento cervical da coluna. As dores no pescoço, ombros e cabeça são alguns dos principais sintomas. Em alguns casos, em sua fase crônica, a doença pode afastar o trabalhador por mais de 15 dias de suas atividades laborais, o que gera direito ao auxílio doença.

Todas essas doenças podem incapacita-lo permanentemente para o trabalho. Caso constatada incapacidade pela perícia do INSS, a aposentadoria por invalidez poderá ser concedida. É muito importante reforçar que o segurado precisa providenciar toda a documentação médica antes, tais como: Laudos médicos, receitas médicas e prontuários.

Precisa de atendimento personalizado online? Fale conosco e agenda já sua consulta. Atendimento presencial em Votuporanga e região.